quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mãe de um adolescente

Miguel, criança doce, amável, tranquilo, dorme a noite toda, sorridente e calmo.

"Isso não te pertence mais!".

Sim, agora meu filho é um ser que se recusa a guardar brinquedos (e quando eu peço, ele ainda espalha os poucos que estavam organizados), que diz NÃO, NÃO, NÃO a tudo que eu mando. Que bate cabeça na parede, simula choro, se debate no chão quando eu nego algo, bate na minha cara (e na de quem lhe der qualquer ordem), se nega a andar na cadeirinha do carro, ameça me colocar de castigo, chora durante horas até cansar mas não pede desculpas (quando eu mando ele reparar as malcriações), joga copos e objetos no chão quando não é o que ele quer...enfim, meu filho virou um adolescente.

Sim, eu sei, isso deve ser o tal do "Terrible Two", mas quero depoimentos verídicos: isso passa? Há algum grupo de apoio às mães que tem filho que sofre desse mal? Um grupo anônimo onde a gente pode compartilhar: "hoje meu filho de 2 anos me bateu e eu sentei à margem do rio piedras e chorei?". Um ambiente onde outras mães também digam que seus filhos são miniaturas de ogros com brutamontes e que ás vezes você tem vontade de, de, de.... (insira aqui algum método de tortura chinesa ---------------) com ele? É normal se sentir um fracasso humano? Quando ele vai entender que NÃO é pra NÃO fazer aquilo (e não o contrário)? Um lugar de aconchego onde mulheres se unirão em prol de uma campanha : "filhos, do nascimento, pulem para o 4º ano de vida". Amigas que em solidariedade dirão: "nossa, isso não é nada perto do que o meu faz" ou "O que? cuspiu na sua cara? Ah, relaxa, o meu faz isso todo dia". Enfim, um mundo que te aceita como você é , uma pessoa que não pode frequentar locais públicos porque ou seu filho destrói tudo o que vê pela frente #tazmaniafeelings ou simplesmente porque você tem vergonha de sei lá, apanhar em público.


E assim eu sigo, caminhando e cantando e seguindo a canção. E por falar em cantar, não basta isso, seu filho desenvolve um senso musical muito duvidoso.

-"Mãe, põe Kuduio" (Kuduro, na versão de Latino).

Chega em casa cantando: "Ai ai, aiaiai, assim mata papai" (Sorriso Maroto) . E pára o que estiver fazendo pra dançar Michel Teló. Gente, cadê as cantigas de roda? E as musiquinhas infantis? Meu adolê aprende sasmerda  não sei onde, já que eu só escuto Chico Buarque e música clássica. Cof, cof.

E querer casar com a coleguinha de classe? Tudo bem. Mas e pegar o celular e falar: "Oi Sufia. Que bijar você". Gente?

E o cúmulo, do cúmulo: Quando ele quer algo e eu não dou, ele apela, fala:

- "Por favor, minha pincesa?".

Na minha época os homens começavam a manipular as mulheres um pouco mais velhos, não?

Aceito técnicas de educação rigída, baseada no amor, sem violência, que me ajude a colocar limites nessa criança. Aceito também indicações para participação no grupo MACA (mães de adolescentes em crise anônimas).

Ps:  Filho, te amo cada dia mais.

5 comentários:

  1. Hahahahaha Juro que eu queria ver isso!!

    E se posso te consolar, isso passa. Virão outros problemas, mas esse passa...rs

    Beijos e saudades!
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Nossa Marília preocupei agora kkkkkk, tu que para mim é um exemplo de super mãe e jurava de pé juntinho que vc tirava de letras essas coisinhas que crianças faz que nos deixa loucas de vergonhas e nos tira a paciências, esta passando por isso.....imagine eu que a minha pitoca de 1ano e 1 mês já cospe na minha cara desde os 10 meses.......quando ela chegar na idade do Miguelzinho vai me da uma surra todos os dias kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Um grande abraço continuo te admirando.
    Bjim do Miguelzinho

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Refeita por ter perdidos suas ultimas atualizações.. agora posso comentar.. huahua (mentira.. essa semana esta corridíssima!)
    Sei bem o que é.. tenho um bebe adolescente lá em casa tbm.. que eu falo e ela me ignora solenemente...
    mas aqui.. Super nany reina aqui em casa.. é cantinho do pensamento.. é castigo mesmo.. é deixar espernear até acalmar.. é tirar o que gosta e fazer negociações...
    A pequena até pia... mais pia fininho... Mas oh.. como é difícil.. como preciso contar até 15.415.413.181.321 e mais um pouco para não perder a paciencia e tentar entender pq daquele comportamento.. !!!
    Vamos juntar as mãos e fazer orações para que isso passe.. e que passe logo!! rsrsrs
    Bj grande em vcs!
    (vou correr no post do desmame.. preciso de ajuda!!! rs)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marília e todos/as leitores/as deste blog tão informativo e reflexivo quanto divertido. Gente, meu nome é Lúcia e estou aqui no fazendo uma pesquisa sobre sentidos/ ideias e construções de maternidade, com a autorização da Marília. Contudo, independente da pesquisa tenho gostado muito de ler as postagens e comentários, pois têm trazido para meu conhecimento um universo desconhecido, o da maternidade, ajudando-me a compreender os dilemas e dificuldades com que as mães podem se defrontar. A Marília sabe, eu não sou mãe. Tentei ter um filho, não consegui e aí, percebi como ser ou não ser mãe tem impacto sobre como a mulher se vê ou é vista pela sociedade, resolvi investigar esse tema para uma pós em Linguística Aplicada (me apresento melhor na postagem sobre primos). Bem, sobre o tema da postagem, vejo que a maioria das crianças de 2/3 anos oferece bastante trabalho para as mães, exatamente como a Marília descreve. Tenho uma grande amiga que tem 3 filhos : um menino de quase 7 anos, uma menina de quase 4 e um outro menino de 2 que ela chamou de “Kit surpresa”. Ela fala que é nessa idade de 2/3 anos que a mãe firma a sua autoridade sobre a criança. Como a Marília, ela também aposta numa educação com regras, sem violência, muiiita conversa e já a vi botando as crianças de castigo (tipo ficar uns dez minutos sozinho no quarto para pensar no que fez, não ver o desenho x na TV, mas a criança sabe o porquê de estar sendo castigada, e já a vi também elogiar quando está bem comportado). Bem, ela às vezes fica bem cansada ,estressada, é claro, mas no geral, na minha visão, tá dando certo. Aliás, gente o que vcs acham desse tipo de castigo? O castigo na dose certa faz parte do ser boa mãe? Mas, gente, como vcs definem o que é a dose certa? Ah, por fim, não posso deixar de comentar que o Miguel é muito fofo e simpático e me passa aquilo que a Marília mesma descreve- uma criança doce, saudável e feliz (além de safadinho, né? Rsrsrs). Outra coisa: independente de qualquer interesse de pesquisa, acho uma delícia ler esse blog; ajuda as mães/mulheres a refletirem sobre muitos aspectos da maternidade, o estilo é criativo, leve, e muiiiiito bem humorado! Bjs e parabéns, Marília! Abraços a todos/as!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marília tudo bem! Recorrendo sempre ao seu blog (que adoro e que muito me ajuda) procurei essa postagem sua sobre "terrible two" pq minha manu faz 2 anos agora em março, mas tenho certeza que essa fase chegou na minha vida, porque ta dificil viu! ao mesmo tempo que ela que derrubar a casa e os pais ela é carinhosa e esperta dai agente não tem coragem de brigar.... o cantinho do castigo existe e ajuda sabe mas é tão dificil educar/corrigir porque tenho medo de errar sabe! Queria saber de vc como esta o Miguelzinho (na verdade esperança de que essa fase passa rápido rsrsr)? e escolinha ele esta gostando?
    bjos Marília
    Luciana

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails