segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Como foi o 4º mês (suuper atrasado)

Então, que na mesma "vibe" (odeio quem fala vibe) #mãedemerda da semana passada, fiquei sem computador porque derrubei o notebook do braço do sofá. (Há um tempinho atrás tínhamos dois notebooks nossos, um do sindicato do qual o Heitor faz parte - é emprestado aos diretores e um iphone. Agora estávamos disputando um smartphone, esses somos nós.

Mas pronto, inclusão digital, aqui estou eu.

Esse último mês (não o atual, mês passado mesmo...é, estou atrasada por aqui), foi de longe o mais dificil desde que Miguel nasceu. Mudou o sono, mudou a alimentação (não, continua no MC peitão, quis dizer que mudou os "padrões" dele de mamar), mudou as atividades...tudo, tudo.

De repente a criaturinha que dormia a noite toda desde os 2 meses passou a acordar, 2, 3 vezes na madrugada. Aquele que tirava sonecas de 1, 2 horas, só cochilava (quando cochilava) por cravados 40 minutos. O bebê que mamava bem, parece que desgostou do "negócio".

Enfim, fui pedir um HELP na comunidade Soluções para noites sem choro no orkut e vi que 4 meses é a idade campeã de reclamação das mamães, que é uma fase realmente complicada.

(Nada melhor que ler relatos de mães tãonamerda quanto eu, pra me sentir abraçada).

Eis o porque aqui:

Um dos marcos desse processo de amadurecimento ocorre por volta dos 4 meses, quando os bebês começam a acordar com freqüência a noite. Muitas mães se surpreendem, se preocupam e até se assustam, pois lhes foi dito que o bebê dormiria cada vez mais (ainda mais? Entrariam em coma!). Mas você já está avisada: aos dois ou três meses pode ser que seu filho durma seis horas seguidas, ou até mesmo oito; mas por volta dos quatro meses ou cinco meses provavelmente começará a despertar várias vezes a cada noite, mais ou menos a cada uma hora e meia ou duas. Lembre-se que é um processo normal de amadurecimento. Não faz falta que lhe ensine, que tente despertá-lo a cada duas horas, ele já fará isso. (Há alguns bebês que não despertam, dormindo de uma estirada só. Se por acaso seu filho é um desses, não se preocupe, também é normal.)

Do livro: Um regalo para toda la vida – Guia de lactancia materna, do Dr. Carlos González


Estavámos assim:

- Sono:

* Noturno: O ritual banho de balde + massagenzinha com óleo Johson + mamá, que sempre resultava em um bebê dormindo profudamente, passou a ser uma saga. Miguel na maioria das vezes não dormia após o mamá, indo dormir, após cansaço e irritação, por volta das 21:00 h (o que pra ele é tarde, já que sempre foi dormir 19:30, 20:00 h).

Passou a acordar 2, 3 vezes na madrugada. Ás vezes mamava, às vezes não. Mas sempre tinha que embalar pra voltar a dormir.

Algumas vezes acordou pra ficar acordado mesmo (na madrugada, pense...).

* Diurno: Outra saga. Geralmente Miguel não consegue ficar mais que 2 horas acordado sem demonstrar irritação e no 4º mês, ele simplesmente nao dormia de dia. Ficava irritado, coçava os olhos, bocejava, chorava e nada. Eu tinha que embalar/cantar/ninar/dançar o rebolation pra ele pegar no sono...que só durava cronometrados 40 minutos. Eu que sempre soube "esticar" as sonecas dele, nao conseguia nem com reza braba.

E isso culminava num bebê cansado,chorão e agitado na maior parte do dia.

- Amamentação

Miguel sempre foi um bom mamador. Nunca foi de ficar muito tempo no peito: uns 5 minutos em cada e esvaziava os dois. E sempre que eu oferecia aceitava, mesmo sem fome (tipo, dor, cansaço, irritação: eu enfiava peitão goela abaixo e...resolvido!).
No 4º mês ele passou a distanciar muito as mamadas. Ele sempre mamava ao acordar das sonecas, agora não, ele acorda, brinca, passa um tempinho e aí sim, ele mama. Li que isso é super normal, o intervalo pode chegar até 4 horas entre uma mamada e outra.

Outra coisa foi que o peito voltou pra sua real função: alimentar, rs! Ou seja, não adianta eu oferecer o peito sem que ele esteja com fome, ele vira a cabeça negando e tudo mais. O que de fato foi importante, porque agora tenho que responder à necessidade dele com o que ele realmente precisa.

Ele também ficou muito mais disperso e aí amamentar exige um lugar calmo. Se tiver qualquer movimento ou algo que o atraia, ele larga o peito e se distrai. Há vezes que tenho que dar a "mamada do sono" no meu quarto, com tudo escuro, porque no quartinho dele, ele se distrai com a parede listrada. #sofro

Resumindo: meu bebê virou outro, um pouco mais trabalhoso, mas igualmente fofo e sorridente.

Outras coisitchas do 4º mês:

- É oficial, ele chupa o polegar (e todos os outros dedos... )
- É oficial, ele chupa o polegar pra dormir


- Passou a dormir segurando um paninho
-Já brinca com brinquedinhos, mas se diverte mesmo é com embalagens plásticas, fraldas, pacote de lenços umedecidos...

E assim foi mais um mês de ex-bebezico aqui!

Ah, o mais importante: como num passe de mágica, foi só ele completar  5 meses que tudo voltou ao seus conformes. Graças!

7 comentários:

  1. oi querida nossa adorei saber noticias suas e do Miguel, ta um fofo lindo...sobre esta fase é braba mesmo, a Mariana que esta com quase 2 anos, foi assim como Miguel bem dorminhoca, mamona, mas não ficava uns 5 min, ficava um monte e só estava satisfeita depois que mamava nos dois peitos, e sempre ate hoje acordou de 2 a 3 vezes por noite...filho é isso tem esses altos e baixos...
    Beijos nos dois!

    @jocenteno
    http://jogaucha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estava com saudades já...
    Vcs sumiram!!!

    E o Miguel lindo como sempre, ou melhor, cada vez mais lindo...
    Amei a foto lá de cima... Lindão!!

    Beijos para todos!!! Em especial um beeeemmmm gostoso em Miguel, é claro! rsrsrrs

    ResponderExcluir
  3. nÃO AGUENTAVA MAIS DE TANTA ANSIEDADE. VCS SUMIRAM... tE ACOMPANHO DESDE O MEU 4° MES DE GRAVIDEZ E AGORA MEU FILHO FARÁ JUSTAMENTE 4 MESES RSRS... ADORO LER SEU BLOG, GOSTO DA FORMA QUE ESCREVE, DE COMO FALA DE SUAS EXPERIENCIAS E COMO SÃO PARECIDAS COM AS MINHAS, ACHO QUE DE TODA MÃE, SÓ MUDA O ENDEREÇO RSRS
    sEU FILHO É MUITO LINDO, DÁ VONTADE DE MORDER, PARABÉNS!!!
    bEIJOS

    ResponderExcluir
  4. O bebezico Miguel segurando o paninho e chupando o dedo é tudo de bom né? LINDO!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi sumida. Qto tempo.
    Bom saber que está tudo bem por aí.

    E Miguel está lindo.

    Vc me perguntou se vale a pena fotos no estúdio?
    Sim, valem MUITO a pena. É outra coisa.
    O bebê consegue ficar mais lindo do que já é. Acho que é a iluminação que eles usam.
    Faça que vc não se arrependerá.

    Bjão e não suma.

    ResponderExcluir
  6. Marília, ADORAMOS seu post (meu marido tb leu). Conforme fomos lendo, lembramos de nossa saga e das experiências semelhantes. Fico tri-feliz por saber que num passe de mágica, as coisas voltam ao normal. Essa semana já estamos mais organizados novamente, mas nos dias que os despertares noturnos eram frequentes, a cada hora... MEU DEUS! Qdo falar sobre esse assunto, vou indicar seu post. Super completo! beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá não conhecia seu blog e vim parar aqui pelo indicação da Cintia, meu bebê está passando pelo quarto mês e nossa foi um consolo ver que não sou a única que está passand por isso..e melhor ainda é saber que volta tudo ao normal no quinto..
    Obrigada por compartilhar as informações..moro na Suécia como a Cintia e as vezes me sinto perdida por não ter com quem trocar idéias!
    Bjs e parabéns pelo lindo filhote!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails