terça-feira, 27 de maio de 2014

4 anos: criança ou anão?



I’m back!

Pra dar uma ótima notícia a todas as grávidas, mães e pais do mundo: aos 4 anos tudo melhora, gente. É sério.

Miguel fez 4 anos em Março. E assim, como num passe de mágica ele se tornou uma espécie de anão. Dorme sozinho, desfraldou por completo (noturno), come igual um trabalhador, não fica doente mais, dorme 16 horas seguidas (inclusive aos finais de semana), já fica na casa de parentes, colegas, e quem quiser, é independente e até já ajuda nas compras do mês (zoeira essa parte, mas se bem que o cofrinho dele já tá quase na hora de quebrar e não é uma má idéia)



Brincadeiras à parte, realmente notei uma grande diferença no comportamento. De bebê a rapazinho. Ele já assiste desenhos (nunca curtiu, até hoje lá em casa não tem Discovery Kids inclusive...), consegue se concentrar e me dá até 1 hora de sossego (é pra glorificar de pé!), desenha (inclusive sofás, toalhas de mesa, estátuas e cofres e paredes pintadas), guarda seus brinquedos, coloca roupa suja no cesto, escova os dentes sem reclamar, me dá conselhos amorosos (sim!), passeia sem pedir colo (na maioria), é uma boa companhia.


Ei Deus, não dá pra da barriga já ir direto pros 4 anos? #ficaadica


Vamos lá:


- Dormir sozinho: Miguel dormiu comigo desde que nasceu. Eu falo da cama compartilhada aqui O seu quartinho nunca foi usado, vendi o berço com ZERO uso. Tentei algumas vezes, mas não tinha como: eu não aguentava levantar pra amamenta-lo à noite e ele dormia infinitamente melhor quando tava comigo. Era bom para os dois e a gente seguiu assim. Nunca tive pressa, curtia. Mas aí ele mesmo começou com um “mãe, quando meu quarto tiver bem arrumadinho e lindo, vou dormir nele”. Achei que tava dando os sinais que precisava de espaço e independência. Foi o que fui estimulando, sem forçar nada. Um belo dia ele fala: “Mãe, hoje eu quero dormir na minha caminha”. Ok, eu disse. Nesse dia, ele acordou umas 5 vezes. Mas decidi não retroceder, até porque eu já estava acordando toda dolorida dessa tal cama compartilhada. O menino é espaçoso. A gente acordava mais ou menos assim:


                     

Eu ia lá, afagava, conversava e esperava ele dormir de novo. Passamos uma semana nessa saga (mas como diz a Roberta do blog “Piscar de Olhos” : “Por trás de uma criança feliz, há sempre uma mãe com olheiras”.

Pra resumir tudo: ele dorme na cama dele. Foi super positivo, sem traumas, sem imposição. Ele não ficou na minha cama até os 18 anos como profetizaram, não ficou com sequelas, não morreu sufocado com meus cabelos, e conseguiu dormir sem meu suvaco. (SÓ POR HOJE, é o lema dele). A hora de dormir tem sido bem mais bacana agora, porque sempre leio duas historinhas, faço uma oração (incentivando ele a agradecer pelas coisas boas que aconteceram no dia) e deito num colchão ao lado da caminha dele. As vezes ainda pede pra eu ficar ate dormir, outras eu deixo ele sonolento e vou pra minha. Sem crise. Ele aprendeu a lidar com o medo do escuro e a confiar mais em mim, que estou no quarto ao lado, mostrando que não precisamos estar junto pra estar perto. #LuanSantanaFeelings

Ele vai pra minha cama de madrugada ou começo da manhã (umas 6 horas) e dormimos juntos mais um bocado, o que é uma delícia. Tô mais descansada e ele mais feliz.


Obs: as vezes eu nem me dou conta que ele foi pro meu quarto. Um dia ele falou: “Mãe, como eu vim parar aqui? Acho que foi Jesus que me trouxe no colo”. HAHAHA. Tá né?


- Desfralde: Foi no tempo dele também. Confesso que fiquei paranóica um tempo, porque ele não desfraldava nunca e o pior: nem dava sinais disso. Acordava com a fralda bem cheia.

Ouvi muita gente. Muito conselho. Muito pitaco. Pra no fim largar de mão. Pensei: ah, quero me estressar não, se ele quiser usar fralda até chegar no tamanho geriátrico, ok. (Viu? Pareço boa mãe, respeitando o tempo da criança, mas só sou preguiçosa. Risos).

E aí no dia 13 de Abril, noite na verdade, ouço:

“mãe, não preciso usar mais fralda pra dormir, sou um rapaz".

Simples assim. Um VRAP na cara da sociedade pitaqueira. (VRAP é onomatopeia de tapa?).

E assim seguimos. Ele faz xixi antes de dormir e às vezes de madrugada (antes de ir pra minha cama), sozinho, porque ele sabe a mãe que tem. Evolução natural. Filho de mãe preguiçosa se torna independente pra sobreviver. Ou Jesus o leva também, sei lá.

Ás vezes ele ainda faz na cama, mas tem se tornado cada vez mais raro. Nunca briguei quando isso acontece. Ele já sabe: “Mãe, tô molhado. Mas acidente acontece né?”. É o que eu falo, que não tem nada não. E não tem mesmo.

O que importa é que dinheiro em fralda nunca maaaaais (quer dizer, se eu encerrar a produção por aqui). Sou livreeeeeeeee! Isso não me pertence mais:


  
            

                                            (Inclusive esse manequim 36. Buá)


No mais, continuo naquele glamour de estar comendo e ouvir um grito: “MÃÃÃÃE, VEM ME LIMPAR”, mas é o próximo passo. Aguardemos.


“A incrível ligação entre o funcionamento  do intestino das crianças com a hora da refeição das mães: por que? É de próposito? Como não emagrecemos? Por que só com as mães? Amanhã no Globo Reporter”

É sério gente, não tá fácil não. Mas se fosse fácil não seria MAternidade e sim PA. Ops.


- Diálogos e conselhos:


Bom, Miguel sempre falou. Dá uma lida nesse blog que escrevo e verás que com menos de 1 ano esse cidadão já falava igual uma matraca. Mas agora ele não só fala. Ele argumenta. Ele questiona. Ele cobra. Ele dá conselhos. Ele exige.


Outro dia ele me vê me triste e fala:


- “Mãe, por que você tá triste?”



- Ah filho, porque mamãe terminou o namoro como o tio C. (mães e essa mania de falar em terceira pessoa)


- Ah, que triste. Mas vocês podem ser amigos ainda.

 

Oi? Análise pra que né?!


Ele opina sobre tons de cabelo, batons, sapatos. Segue sendo metrossexual e vaidoso, rei da autoestima:


- “Mãe, já tô de saco cheio de todo mundo dizer que sou lindo,que sou fofo, que sou inteligente”

e

- “Mãe, você é branquinha ou pretinha igual eu?

- Ah filho, sou meio branquinha.

- Ah, que pena, porque ser pretinho é mais bonito”

 
Ele é autocritico:

- “Mãe, eu falo tanto que pareço que tomei a PIRULA falante né?”

(é. pois é)

Ele se surpreende com coisas óbvias:

“Mãe, vem aqui ver que CABELO ESTRANHO esse da Ana Maria”, me disse em uma certa manhã, após ligar a TV, sobre a apresentadora do Mais Você.




Ele aprende palavras novas e usa no contexto certo:





Ele continua me amando, me idolatrando e querendo casar comigo (eu sei que é até ele conhecer uma piriguetezinha loira no ensino fundamental, mas me deixem iludida):


- “Mãe, sabe, eu amo duas mulheres e vou casar com as duas. Você e a Emilia
(a boneca de pano)”.

Bom, quem sou eu pra julgar os fetiches alheios e a bigamia não é mesmo?!

Miguel continua sendo Miguel.




Escuta Ellen Oléria, Caetano Veloso, mas quer mesmo é ir no show da Anitta e da Valeska Popozuda (ele me pede isso, todos os dias). Ama a Mallu (Magalhães). Lê Clarice Lispector ("Como nascem as estrelas" é o livro preferido do momento) e é viciado em Monteiro Lobato. Seu atual hobby do momento é olhar as palavras dos livros e copiar. Sim, ele copia direitinho. Já sabe “escrever”, meu amor. Vai ser de humanas?


Prometo que serei uma blogueira (de merda) mais assídua. Admiro vocês que escrevem com frequência, que tem disciplina, organização, foco. Nasci sem. Se eu tivesse, já tinha sido convidada pra ir no Jô ou fazer um ensaio nu sensual maternoNÃO PERA.

Enfim, postarei os vídeos dele. Precisam ver essa criatura. E eu preciso ir na Eliana, com os melhores da internet. Rá.

Obs: volto pra falar também da Guarda Compartilhada que tem dado certo e me garantido duas ou três noites na semana em que eu:

( ) faço orgias sexuais
( ) bebo todas
(  ) aproveito pra estudar
(  ) faço faxina na casa
(x ) durmo 18 horas seguidas

Daqui uns 4 anos recupero meu vigor e sono atrasados.


Beijos

10 comentários:

  1. Eu estava com uma saudade, mas uma saudade tão grande!!!! rsrsrs
    Enfim... Miguel continua sendo fofo, lindo, o genro dos meus sonhos e o príncipe dos sonhos de Iasmim!!!

    PS.: Me empresta ele pra ensinar Iasmim a falar ok?? A menina não sai do papa, mama, eita, "ata" (gata), água (assim mesmo, bem direitinho!) e "eite" (leite)... e mais um moooonte de palavras em inglês!!! rsrsrsrs

    Susany Vidal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah em inglês foi ótimo, Su! Minha norinha linda. <3

      Excluir
  2. saudades!bem vinda! mãe MARAVILHOSA filho MARAVILHOSO!
    o sonho da minha filha é ser "cantola" e pelo nível de musica que ela gosta anitta e valeska ...to lascada
    Abraços
    lu

    ResponderExcluir
  3. Excelente!! Não tenho filhos, mas se um dia tiver, irei reler seus textos para eventuais consultas e conselhos :)

    ResponderExcluir
  4. Oba! Que bom que voltou!! P.S: Miguel tá/é um fofo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se terei disciplina pra manter, hehe. Vou tentar ler mais também. Saudade daqui. :)

      Excluir
  5. Ameeeeeei.Sempre te admirei como mãe e acompanho pelo face as peripécias do Miguel...

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhh, delícia! Delícia Miguel, delícia a senhorita voltando a escrever, amo muito tudo isso. Ando com vontade, mas com preguiça e cheia de trabalhos da faculdade pra fazer. Que tal blogagem coletiva sobre guarda compartilhada?!?! Assim, me empolgo! Hahaha
    Escreva, escreva, chuchu!
    Bjs cheeeeios de saudades do Planalto Central e dessas pessoas amadas daí

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails