domingo, 29 de agosto de 2010

5 meses, tapete de atividades e presentinho

Então que passados os dias turbulentos do 4º mês, Miguelzinho evoluiu bastante no quesito sono. Agora ele acorda às 7:00 h (pra quem acordava 5 e meia, tá óteemo né?), às vezes vai até 8h da manhã. Mas tá indo dormir mais tarde também. Continuo fazendo o "ritual do sono" no mesmo horário (por volta das 19:00 h), mas algumas vezes ele mama e quer ficar acordado e aí, eu não forço a barra. Se ele está tranquilo, tudo bem.

Outra novidade é que voltei à faculdade (semestre passado entrei com regime especial de aprendizado, os professores me mandavam os trabalhos por e-mail). São só duas vezes na semana e o Heitor cuida dele nesse período. Como o Miguel sempre dormiu cedo, daria certinho, mas agora, quase sempre ele tem ficado acordado com o papai, mas mesmo assim tem sido tranquilo. Deixo meu leite (levo os peitos) e se precisar o Heitor dá.

Pronto pra voar

Aos  5 meses, filhote está pesando 7.100 Kg e medindo 68 cm. Cresceu muito (3 cm!) e engordou pouco (300 g). Como ele tá dentro da curva ,saudável cheio de dobrinhas (rs), o pediatra não se importou muito com o pouco ganho de peso. Maaaas, disse que era bom e que se eu quisesse, poderia começar com as frutinhas.
Preciso dizer? Ainda bem que ele disse SE EU QUISESSE. Não quero. Não quis. Não dei. Semana que vem a gente completa 6 meses de amamentação exclusiva (vou escrever sobre isso, porque olha, não foi fácil não).

Estou super empolgada com essa história de introdução de sólidos e com certeza isso renderá muitos posts.

Utilidade pública 4 -

Esses dias atrás, uma pequena irritação no pintinho (sou fofa e falo pintinho) do Miguel me deixou muito preocupada. Começou com uns caroçinhos pequenos e foram aumentando, com o passar dos dias. Liguei pro pediatra, quando estava tambem já avermelhado. Ele perguntou se havíamos trocado a marca da fralda e/ou da pomada. Coincidentemente, foi justamente quando deixamos de usar Bepantol pra usar Hipoglós e passamos a usar Pampers à noite (porque ela garante 12 horas de sono e eu acredito em propagandas). Voltei às marcas antigas, por orientação do velhinho (já falei que o pediatra do Miguel é um velhinho fofo? Sério, só de profissão ele tem 30 anos, daí você tira...). Nada melhorou, ao contrário. Foi agravando. Estava MUITO irritado, vermelhão e estava passando pras perninhas. Passei pasta d'água por orientação do meu pai.

- Pausa - Você também tem que usar a medicina natural/popular/mandigueira dos mais velhos? Aqui sim. #sofro - Despausa.

Nada, nada. Quando eu já estava achando que nunca teria netos na minha vida e que o pintinho (gente, pintinho é carinhoso. Meu filho é bem dotado. Oi?) do meu filho ia cair em dias, resolvi levar ao pediatra pra ele VER (olha, que idéia fantástica, não é mesmo?).

O diagnóstico foi: Sapinho.

No início fiquei assustada, me sentindo a pior mãe do mundo e querendo me jogar da janela por ter deixado meu filho contrair S-A-P-I-N-H-0, mas aí o Dr.idoso disse que é comum, e que provavelmente foi causada pela umidade da fralda, muito tempo de contato com o xixi e etc.

Ou seja, culpa minha mesmo que não troco a fralda do menino. Mentira gente, é porque Miguel é um mijador de primeira e como dorme muito à noite (thanks God), não trocamos a fralda, até porque a Pampers prometeu 12 horas com ele sequinho né? Enfim, ele passou uma pomadinha e já está quase 100%. Agora, quando ele dorme cedo, troco a fralda com ele dormindo ainda, quando vou deitar. E logo cedinho, na primeira acordada do dia, mesmo que ele volte a dormir.

É isso, tirando as brincadeiras, é bom ficar de olho nisso e não deixar o bebê muito tempo com a mesma fralda, mesmo que ela prometa, ok? (rs)

Utilidade Pública 5 -

Como vocês fazem pra distrair o bebê de vocês? Porque ó, Miguel tá naquela fase crucial em que : nem senta sozinho (e mal com apoio, porque tomba pra frente), nem engatinha, nem anda e nem quer ficar no colo como bebezinho.

A cadeirinha da Fisher Price que a gente tem (presente da Vovó, porque foi caaara) quebra um galhão e Miguel adora, mas não estimula em quase nada, ainda mais porque deixo ela na sala, e não quero meu filho "tele-tonto", viciado em televisão para os leigos (ele só gosta de TV globinho, Malhação e Ratinho...ok, ok, já to providenciando uma Tv a cabo).

Acabei comprando um tapete de atividades e...estou adorando! Miguel A-M-A. E não é só isso. O tapete estimula bastante ( e deixa ele super cansado, pronto pra uma soneca de 2 horas #melhorparte). Foi no tapete que Miguel aperfeiçou suas "roladas" e agora ele é expert no assunto. Por causa do colorido, dos bichinhos e de toda parafernalha pendurada, ele se vira, fica de bruços e até se arrasta já (bem meia boca, mas já).


Consigo fazer muita coisa (ou ficar sem fazer nada por muito tempo, rs) em casa com ele lá brincando. Comprei em um brechó, que vende roupas/produtos/brinquedos semi-novos (usados,em boa conservação) pela metade do preço. Compro até roupa lá, tem coisas lindas. Esse tapetinho na loja é 399 reais e eu comprei por 180 (ainda assim caro, mas vale a pena!).

Miguel tá tão viciado em brincar assim, que quando vou à casa das vovós, estendo um edredon no chão, jogo uns briquedinhos lá e o pêto se diverte também. Li que essa posição é super estimulante e recomendada - por ser no chão, não há risco de queda, etc.


A Cíntia do blog "Minha aquarela" postou um texto bem legal sobre estimulação de bebê nessa idade,
vai lá

Agora uma coisa fofa: Recebi, ops, Miguel recebeu (em seu nome! primeira correspondencia do filhote. Guardei pra posteridade) um presentinho cheio de carinho, um lençol de berço, personalizado e feito à mão, direto do Ceará!
Sabe porque to contando aqui? Porque foi uma amizade que começou no "Pai e mãe do ano" e dura ate hoje, em dias de descobrimento do Miguel.
É a Su, uma criaturinha carinhosa e doce e que eu amo de paixão.
Ela merece esse espacinho, merece sim. E claaaaro que eu registrei tudo:




É isso, volto djá.

9 comentários:

  1. Marilia, nào consigo incluir seu blog na minha lista. Sai "Vivenciando Miguel" e não salva. o que houve? bj

    ResponderExcluir
  2. oi, mamãe!! Vou te seguir e te linkar, ok?

    O meu mini-blogueiro já está com nove meses... Podemos trocar idéias por aqui! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Estou até sem palavras minha amiga...
    Hiper emocionada! (precisa nem dizer que estou chorando, né??)

    Obrigada... Obrigada por tanto carinho...
    Obrigada por me permitir fazer parte da vida de voces...

    Beijos bem grande!
    Amo de coração!

    ResponderExcluir
  4. Aiai Marília...vou ai roubar o Miguel de ti...rs...pra ele fazer cia pro Davi!!!
    Q lindeza esse guri...mostrei ele pro Manfred outro dia e ele ficou encantado com o sorriso do Mi...desde pequeninho...uma fofura...
    Bj flor e parabéns pela amamentação exclusiva

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe esse lindão sempre
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Pois é, to aqui pra engrossar o coro de que as fotos do Miguel estão lindas - preciso falar que a mamãe arrasa nos posts?
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. oi Marilia nossa adorei a visitinhas...
    Sobre teu post, eu nunca deixei o Caio e nem a mariana mais que 4 ou 5 horas com as fraldas, tambem acredito que dure as 12hr, a noite na mariana uso a noturna da monica, sai mais em conta, pampers é muito cara e a baratinha não presta hehehe...A Mariana tambem é dorminhoca assim como Miguel, a noite eu mudava ela, e continuava dormindo.
    Sobre o sapinho, não sabia que dava no "pipi", juro. Mas que otimo que o Miguel ja se curou e tu vai ter netos hihihi...Amei os videos, nossa adorei esse tapitinho, eu tambem adoro comprar coisas em brechos, to ate pensando em montar um com as coisas da Mariana hehehe, como não vou mais ter filhos, e meus sobrinhos estão demorando pra vir, to seriamente pensando em virar uma micro-empresaria kkkkkkkk.
    Miguel ta lindo e fofo, parabens por te-lo amamentado exclusivamente ate os 6meses, fiz assim com a Mariana tambem, tanto que mama ate hoje e vai completar 2 anos mês que vem hihihi....Muitos beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Mariii! Que bom que o Mi voltou a dormir legal, uma boa noite de sona pra mamãe é tudo! rsrs
    Menina, tô doida pra ler esses postão da amamentação exclusiva até os seis meses, não esquece de fazer!
    E o sapinho hein, é chato mas é super comum né, sempre tive medo do Iury contrair, por isso, antes da ótima iniciativa sua de dizer aqui já troco ele sempre, é quase um caso de TOC! rsrsrs.
    Quanto ao tapete... ai, Deus sabe que ele sempre foi o meu sonho de consumo. Mas muuuito caro! posso não! Quebra um galhão né?! Ainda torço pra ter a sorte de encontrar um baratinho por aí...

    Acho que é isso, sou fã de seus posts, cê sabe!
    beijões em vocês!
    té mais!

    ResponderExcluir
  9. O Miguel esta cada dia mais lindo..acompanho seu blog a algum tempo....gostaria que vc me mandasse um email pois privatizei o blog e queria te mandar o convite

    carla.maciel05@gmail.com

    bjinhos

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails